Inteligência Artificial: como funciona, exemplos e soluções inteligentes para automação e aprendizado de máquina

Índice

  • O que é a Inteligência Artificial (IA)?
    – Afinal, como surgiu a Inteligência Artificial?
  • Como funciona a Inteligência Artificial?
    – Machine Learning
    – Deep Learning
    – Processamento de Linguagem Natural (PLN)
  • Inteligência Artificial e ChatGPT: qual a relação?
  • Qual é o principal objetivo da Inteligência Artificial?
  • Quais são os tipos de Inteligência Artificial?
    – Inteligência Artificial Forte
    – Inteligência Artificial Fraca
  • Exemplo: 8 aplicações da IA nos negócios
  • Como as empresas usam Inteligência Artificial?
  • Estatísticas gerais de Inteligência Artificial
  • Como a Inteligência Artificial está sendo usada no Brasil?
  • Quais são os maiores desafios da Inteligência Artificial no Brasil?
  • O que esperar da Inteligência Artificial?

Para além das obras de ficção e das polêmicas e debates éticos, a Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia utilizada extensivamente no nosso dia a dia.

Dos assistentes de voz aos chatbots de atendimento, passando pela automação em grandes indústrias, a IA revela a todo instante, novos potenciais e formas de auxiliar o ser humano nas mais diferentes áreas.

Descubra o que é Inteligência Artificial, quando surgiu, suas aplicações e entenda o que o futuro dessa tecnologia nos reserva. Acompanhe!

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O que é a Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial ajuda as máquinas a executar tarefas que antes precisavam de uma ação humana. Consiste na capacidade que as máquinas têm de interpretar dados externos, aprender e resolver tarefas específicas para atingir objetivos determinados.

A Inteligência Artificial busca fazer com que as máquinas executem tarefas complexas, simulando a inteligência humana e tomando decisões de forma autônoma. Para que isso seja possível, em muitos casos, há uma combinação de várias tecnologias, como machine learning, reconhecimento de voz e deep learning.

Afinal, como surgiu a Inteligência Artificial?

A história da Inteligência Artificial remete aos primeiros computadores, em meados do século XX. As primeiras pesquisas originaram na década de 1950, com base nos estudos de Alan Turing.

O termo “Inteligência Artificial” foi cunhado em 1956, na conferência de Dartmouth. John McCarthy, um dos idealizadores do conceito, então definiu IA como:

“Fazer a máquina comportar-se de tal forma que seja chamada inteligente caso fosse este o comportamento de um ser humano.”John McCarthy

Já nos anos 1960, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos iniciou suas primeiras pesquisas, as quais consistiam em treinar um computador para emular raciocínios humanos básicos.

Esses trabalhos foram o pontapé inicial para o aprofundamento de pesquisas na área. Os estudos e projetos envolvendo Inteligência Artificial foram intensificados a partir de 1980, impulsionados pelos avanços da tecnologia e as necessidades de diferentes indústrias.

Como funciona a Inteligência Artificial?

A imagem mostra uma mão sobre um teclado de computador.

funcionamento da Inteligência Artificial se baseia na combinação de grandes volumes de dados digitais e algoritmos inteligentes. Respectivamente, eles permitem ao sistema ler e interpretar padrões e informações para aprender automaticamente.

É importante destacar que, para que esse aprendizado aconteça, o sistema de Inteligência Artificial precisa ser constantemente alimentado com novos dados.

Assim, o funcionamento da IA baseia-se em:

  • Modelo de dados: estruturas utilizadas para processar, categorizar e analisar dados;
  • Big Data: disponibilização de grandes volumes de dados;
  • Poder de processamento: trata-se da capacidade operacional do sistema em processar as informações.

Para que todo esse processo aconteça, no entanto, é necessário combinar diferentes tecnologias que, juntas, conferem à máquina a capacidade de imitar o raciocínio lógico humano.

São elas:

Machine Learning

A Inteligência Artificial é um campo extenso que abrange diferentes conceitos. E um dos pilares fundamentais para que a IA consiga atingir os resultados esperados por seus desenvolvedores é o Machine Learning – do português, aprendizado de máquina.

Como o próprio nome já diz, essa tecnologia torna os sistemas capazes de aprender sozinhos e evoluir.

E isso se dá pelo processamento de dados e identificação de padrões, que possibilitam a tomada de decisões sem a necessidade de que o sistema seja programado para chegar a uma determinada conclusão.

Sem o Machine Learning, portanto, a Inteligência Artificial como conhecemos hoje não seria possível.

O Machine Learning é empregado, por exemplo, no sistema de recomendações personalizadas de serviços como Amazon e Netflix.

As máquinas analisam os dados de consumo dos usuários para identificar padrões e sugerir conteúdos ou produtos mais alinhados ao gosto de cada pessoa.

Deep Learning

Outro alicerce da Inteligência Artificial é o Deep Learning, um aprofundamento do Machine Learning. Porém, com capacidade de tornar o aprendizado do sistema mais complexo e inteligente para que forneça resultados ainda mais acertados.

Deep Learning utiliza redes neurais complexas, que seguem a mesma lógica da ligação entre os neurônios no cérebro humano.

Aliado aos avanços da capacidade computacional, o sistema aprende padrões complexos e a interpretar grandes quantidades de dados.

Uma das aplicações mais comuns do Deep Learning é no reconhecimento de imagens e fala, sendo utilizado também no desenvolvimento de veículos autônomos.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Quando pensamos em Inteligência Artificial, é comum remetermos à cultura pop, como cinema e televisão.

Nesse sentido, um mundo em que as máquinas interagem e se comunicam com os seres humanos de forma absolutamente natural só será possível graças ao Processamento da Linguagem Natural.

PLN consiste na utilização da tecnologia de Machine Learning para que o sistema analise, entenda, encontre padrões e gere linguagem humana de modo natural, inclusive na forma de fala.

Os avanços nessa área nos levarão a um próximo estágio, que consiste justamente na interação de linguagem natural entre máquinas e seres humanos.

O Processamento da Linguagem Natural é utilizado em áreas como análise de sentimentos, algoritmos que identificam o teor de um texto e também nos chatbots de atendimento ao consumidor.

Inteligência Artificial e ChatGPT: qual a relação?

Criado para a execução de diálogos virtuais e simulação da linguagem humana, o ChatGPT (sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”) é uma Inteligência Artificial de linguagem natural, desenvolvida pela OpenAI.

Feito com base em redes neurais e machine learning, o ChatGPT funciona como uma espécie de chatbot personalizado que permite uma melhor experiência para o usuário e oferece respostas de forma simples e rápida, sendo caracterizado como uma Inteligência Artificial Generativa (justamente por seu poder de gerar novos textos). 

Um dos diferenciais do ChatGPT é a diversidade de opções que oferece. Por exemplo: ele pode criar artigos inteiros, poesias, textos de dissertação, receitas, contos, etc. Para isso, usa os querys (as solicitações do usuário ou inputs) e entrega respostas (outputs).

O ChatGPT é gratuito e está disponível em português. Para usar, basta acessar o site oficial da OpenAI, clicar em “Try GPT” e fazer o login (é possível logar com a sua conta Google).

Qual é o principal objetivo da Inteligência Artificial?

O principal objetivo da Inteligência Artificial é a criação de máquinas que possam emular o comportamento humano e raciocinar de maneira lógica para auxiliar em diferentes aspectos da vida humana.

Isso pode acontecer na realização de tarefas cotidianas, no avanço de pesquisas científicas ou na modernização de indústrias, especialmente em tempos de Indústria 4.0.

Quais são os tipos de Inteligência Artificial?

Os teóricos do campo da Inteligência Artificial costumam dividi-la em dois tipos: forte e fraca. Vamos entender melhor esses conceitos e sua aplicação na prática.

Inteligência Artificial Forte

Inteligência Artificial forte envolve a criação de sistemas capazes de raciocinar e resolver problemas. Por esse motivo, ela é classificada como autoconsciente.

A IA forte é o principal foco de controvérsias, uma vez que levanta discussões já conhecidas como o conceito de consciência nas máquinas.

Também apresenta problemas éticos decorrentes da criação de sistemas que sejam diferenciáveis dos seres humanos do ponto de vista cognitivo.

A Inteligência Artificial Forte e as discussões que a envolvem são um tema muito abordado na ficção científica: ‘Eu, Robô’ e ‘O Homem Bicentenário’, de Isaac Asimov, e ‘A. I. – Inteligência Artificial’, de Steven Spielberg são bons exemplos.

Inteligência Artificial Fraca

Inteligência Artificial Fraca, por sua vez, é focada na criação de sistemas que não conseguem raciocinar e resolver problemas de modo consciente como os seres humanos.

Isso quer dizer que uma máquina dotada de IA Fraca poderia processar dados e fornecer resultados, porém sem a autoconsciência presente na Inteligência Artificial Forte.

Dentro dos campos da Inteligência Artificial Fraca está o Processamento da Linguagem Natural que vimos há pouco. Nesse caso, as máquinas utilizam softwares e algoritmos criados para finalidades específicas, como simular uma conversa humana.

Atualmente, boa parte dos avanços considerados relevantes para a área têm sido feitos na ciranda da Inteligência Artificial Fraca, com poucos progressos acontecendo no campo da IA Forte.

Exemplo: 8 aplicações da IA nos negócios

A imagem agrega ícones que representam o comércio eletrônico, o entretenimento, a indústria automobilística, a internet, redes sociais e aplicativos, a logística, a manutenção preditiva, a saúde e o setor industrial.

Hoje, a Inteligência Artificial é utilizada em diversas indústrias e segmentos da sociedade.

Algumas das aplicações mais usuais da IA são:

E-commerce

Grande sites de e-commerce lançam mão da IA para fornecer uma melhor experiência aos consumidores, com ações como:

  • Identificar preferências dos usuários com base nos seus comportamentos;
  • Recomendações de acordo com hábitos de consumo;
  • Uso de sistemas para atendimento.

Essas ações visam tornar as plataformas de e-commerce mais eficientes e focadas na experiência do usuários (UX) em todas as etapas da jornada de compra.

Entretenimento

Outra indústria que vem sendo muito impactada pelo uso da Inteligência Artificial é a do entretenimento.

Empresas como Netflix e outros serviços de streaming de vídeo, áudio e jogos empregam essa tecnologia para aperfeiçoar o sistema de recomendações para os usuários e melhorar a experiência na plataforma.

Indústria automobilística

O desenvolvimento de veículos autônomos de empresas como Tesla, Uber e Google se baseia na aplicação da Inteligência Artificial, em especial do Deep Learning. Testes já foram bem sucedidos e carros sem motorista já são realidade em países como os Estados Unidos.

Vale destacar que o uso de drones tem como base a mesma tecnologia. O serviço de entregas da Amazon feito por estas máquinas já apresenta bons resultados.

Internet, redes sociais e aplicativos

A IA também está presente em nossos smartphones, computadores, nos mecanismos de busca e nas redes sociais que utilizamos.

O aplicativo Google Photos, por exemplo, é capaz de identificar não apenas objetos e pessoas, como também situações específicas. Assim, o app categoriza as fotos e cria automaticamente vídeos e apresentações temáticas.

Outro serviço da empresa que utiliza a Inteligência Artificial é o Google Tradutor. Por meio de redes neurais, o aplicativo já é muito menos literal e até consegue compreender nuances da língua. E o Machine Learning torna o sistema mais preciso conforme sua utilização.

Por fim, outro exemplo de IA na internet são as redes sociais e a identificação de pessoas em imagens ou até mesmo na remoção automática de conteúdo impróprio, como acontece no Facebook.

Logística

O setor logístico é outro que já se beneficia da Inteligência Artificial. Por meio da análise de dados e da realização de previsões em tempo real, as empresas desse segmento conseguem reduzir custos e prazos, e agregar valor aos seus negócios.

Um exemplo é o uso da IA para identificar as rotas de entrega com tráfego menos intenso, reduzindo, assim, o tempo para entrega e o consumo de combustível da frota.

Manutenção preditiva

Outro uso das máquinas inteligentes é na detecção de anomalias em diferentes áreas a fim de aprimorar a manutenção preventiva de obras, veículos, dispositivos etc.

Por meio de dados de histórico e sensores, a IA ajuda a identificar anomalias e indicar o momento para realizar a manutenção em aviões comerciais e de carga.

Assim, além de mais segurança, é possível estender a vida útil desses bens.

Comunicação e Marketing

A partir da análise de dados, a IA permite que as empresas façam um análise do comportamento do consumidor e entendam com mais profundidade o mercado em que estão inseridos. Além de ajudar na criação de abordagem de vendas mais personalizadas, também fazem com que as empresas conheçam seus competidores a fundo.

Outra possibilidade é a criação de campanhas ainda mais criativas. Em julho de 2023, a Volkswagen divulgou uma propaganda com a cantora Elis Regina (falecida em 1982) na qual ela canta em conjunto com a sua filha, Maria Rita. Apesar da polêmica sobre os direitos de imagem póstuma, a campanha é uma das provas das inúmeras possibilidades que a IA oferece para o mercado de marketing e vendas.

Saúde

Em meio à pandemia de Covid-19 no Brasil, a Inteligência Artificial foi empregada de diferentes maneiras para ajudar no combate ao vírus.

Alguns exemplos: identificar focos de contaminação, auxiliar centros de saúde no gerenciamento de chamadas e na resolução de dúvidas do público, combater fake news e identificar infectados.

Jjá podemos notar alguns avanços e novas aplicações, como:

  • Agilidade no diagnóstico de doenças;
  • Melhoria na experiência do paciente;
  • Auxílio na prevenção de doenças;
  • Mais dados para a melhoria de pesquisas clínicas etc.

Setor industrial

Este foi um dos primeiros setores a implantar a Inteligência Artificial na sua rotina. A automação de diferentes funções elevou a produtividade, conferindo maior qualidade a agilidade.

Com a migração para a Indústria 4.0, a tecnologia deve estar ainda mais presente nas fábricas, controlando não apenas a produção, como também processos logísticos e até mesmo estratégicos.

A IA nas indústrias tem sido foco de muitos debates ao redor do mundo, pois já é preciso repensar a atuação de muitos profissionais em função da automação.

Será necessário remanejar a força de trabalho, em especial aquelas de caráter mecânico e repetitivo, para postos que exigem características unicamente humanas, como empatia, julgamento crítico e criatividade.

Agricultura

A Inteligência Artificial extrapola os limites da cidade grande e chega a um dos setores majoritariamente rurais: a agricultura. 

Por meio de algoritmos inteligentes, é possível realizar análises climáticas, monitoramento de cultivo e classificação de produtos, apenas para citar alguns exemplos. 

Quando aplicada à robótica, sua utilização auxilia na manutenção da colheita ao ativar automaticamente drones, irrigadores inteligentes e até mesmo maquinário pesado com base na análise preditiva e modelagem de dados. 

Finanças

Dada a sua importância para a sociedade, o setor financeiro não poderia ficar de fora da revolução da Inteligência Artificial. 

O uso dessa tecnologia possui diversas aplicações no mercado, como em processos de gestão de riscos, automação de processos de compliance e detecção de fraudes e previsão de tendências no mercado de capitais. Ou seja, auxilia na fiscalização e melhora a tomada de decisões.

Como as empresas usam a Inteligência Artificial?

Como comentamos, a Inteligência Artificial está presente em muitos setores e indústrias.

Afinal, ela pode otimizar o tempo, economizar recursos e auxiliar na tomada de decisões nas empresas por meio de insights baseados na interpretação de dados em tempo real.

A seguir, separamos três benefícios do uso da Inteligência Artificial como vantagem competitiva:

1. Automação

Um dos benefícios mais claros da IA é a automatização de processos repetitivos e/ou volumosos.

Do processamento de dados dos colaboradores de uma empresa pelo setor de Recursos Humanos até a automação na linha de produção de uma fábrica, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para otimizar processos, melhorar a produtividade e o desempenho do negócio.

2. Interpretação de dados

Se o Big Data já conferia às empresas uma capacidade analítica extremamente vantajosa, a IA aprofunda a capacidade de interpretação de dados e gera mais inteligência a partir dessas análises.

Dessa forma, mesmo que a concorrência utilize métodos semelhantes, a empresa pode se beneficiar da identificação de padrões e leitura de dados estratégicos próprios para ter novos insights competitivos.

3. Previsibilidade

O mercado é imprevisível e vive em constante mudança. Por meio de sistemas inteligentes que analisam dados em tempo real, empresas conseguem agir com mais previsibilidade e ter acesso a insights que permitem definir sua atuação.

A análise preditiva permite às empresas identificar as situações mais prováveis no mercado e as oportunidades mais vantajosas, favorecendo a tomada de decisões estratégicas.

E não vale só para o mercado: os sistemas de IA podem ajudar a identificar padrões e a prever o comportamento dos consumidores. Assim, a empresa passa a ter em mãos dados concretos para desenvolver novas ações.

Estatísticas gerais de Inteligência Artificial

  • 70% das empresas brasileiras pretendem investir em Inteligência Artificial – Deloitte
  • O número de empresas que adotam inteligência artificial cresceu 270% em quatro anos – Gartner
  • Sete a cada dez empresas vão investir em IA – Valor
  • 44% das organizações tem economia de custos como resultado da implementação de IA – Mckinsey
  • 77% dos dispositivos que usamos já apresentam uma forma de IA – Techjury
  • A IA pode aumentar a produtividade dos negócios em até 40% – Accenture

Como a Inteligência Artificial está sendo usada no Brasil?

A imagem mostra duas pessoas (um homem e uma mulher) conversando em frente a dois computadores: um notebook e um desktop. Eles parecem estar concentrados em alguma tarefa de trabalho.

No Brasil, a Inteligência Artificial, embora ainda não esteja em estágios tão avançados como na Ásia e nos Estados Unidos, vem sendo utilizada em diferentes segmentos.

Alguns exemplos:

Atendimento ao cliente

Bancos e e-commerces brasileiros utilizam chatbots baseados em tecnologias de Inteligência Artificial para realizar o atendimento ao público. Bots como a Bia do Bradesco, a Lu da Magazine Luiza e a Lia da Leroy Merlin são exemplos bem sucedidos de IA para lidar com o público.

Saúde

Durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, a Inteligência Artificial foi empregada de diferentes maneiras para ajudar no combate ao vírus. Alguns exemplos: identificação de focos de contaminação, auxílio aos centros de saúde no gerenciamento de chamadas e na resolução de dúvidas do público.

Neste ano, já notamos os avanços da Inteligência Artificial aplicada à saúde, como:

  • Maior precisão nos diagnósticos;
  • Auxílio nas pesquisas clínicas e investigação de possíveis doenças;
  • Redução de custos;
  • Ajuda na identificação de ações preventivas de doenças;
  • Melhoria na experiência do paciente, entre outros.

Segurança pública

No carnaval de Copacabana de 2019, foi utilizado um sistema de Inteligência Artificial para a prevenção e identificação de crimes. Com 28 câmeras espalhadas pelo bairro, o sistema permitiu às autoridades identificar contraventores e recuperar veículos roubados.

Quais são os maiores desafios da Inteligência Artificial no Brasil?

Alguns dos desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na implantação da Inteligência Artificial são:

Capacitação

A realidade é dura: nem todas as empresas têm as competências técnicas necessárias para lidar com a Inteligência Artificial da melhor maneira.

Para que isso seja possível, é preciso contar com profissionais que dominam a tecnologia, algo também em falta no mercado.

Investimento

Seguindo a lógica do tópico anterior, todo o investimento em IA deve ser precedido de um estudo sobre sua aplicação, sua atuação e os possíveis impactos para a empresa.

De nada adianta investir em inovações se os benefícios não estão claros ou, pior ainda, se não há vantagem alguma na implantação da tecnologia.

Integração

Integrar IA aos processos da empresa exige comprometimento. Afinal, trata-se de um processo de transformação digital, que envolve mudanças em toda a cultura organizacional da empresa.

Além disso, é preciso garantir a estrutura adequada – hardware e software – para que o sistema funcione adequadamente, o que pode pesar no orçamento de muitos negócios.

Uso ético e legal

A privacidade é um dos temas que gera mais discussão quando o assunto é Inteligência Artificial. Não à toa, tramita no Senado um projeto de lei que busca estabelecer os princípios para uma política nacional na área.

Recentemente, o governo federal abriu uma consulta pública para debater os usos da IA no Brasil. Em maio de 2019, o país aderiu às diretrizes da OCDE, que orienta os governos a adotar sistemas que respeitem os direitos humanos e valores democráticos.

Essa discussão inclui também a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor este ano, e pela necessidade de manter seguros os dados dos usuários, com soluções que previnam ataques cibernéticos e invasões.

Atenta à rápida expansão da IA, a Neoway produziu a websérie “Inteligência Artificial: a Fronteira Final”, na qual o time do Neoway Labs Tech conversou com especialistas de várias áreas de dentro e fora da empresa para saber qual é o futuro da tecnologia e quais os impactos na vida das pessoas.

ChatGPT despertou um gigante. De um dia para o outro a Inteligência Artificial virou o assunto do momento, das reuniões corporativas às mesas de bar. Mas, será que a Inteligência Artificial é a tecnologia que vai substituir todas as outras?

O que esperar da Inteligência Artificial?

futuro da Inteligência Artificial aponta para uma tecnologia que seja utilizada com cada vez mais transparência e ética. Isso passa por legislações que regulamentem o uso da tecnologia e do que pode ser feito com os dados.

Uma vez que esse patamar ético e legal seja alcançado, a IA terá campo livre para se desenvolver cada vez mais e fazer com que as atividades produtivas desempenhem no mais alto nível.

Isso inclui, invariavelmente, a eliminação de postos de trabalho e a necessidade de repensar a atuação de muitos profissionais.

Por fim, a Inteligência Artificial vai seguir revolucionando as formas de consumo e interação com as marcas e todos os relacionamentos humanos.

Nesse sentido, a Indústria 4.0 e a popularização da Internet das Coisas (IoT) são as inovações em IA mais palpáveis neste momento.

Conclusão

A Inteligência Artificial possui aplicações das mais diversas e estamos em contato constante com essa tecnologia. Do uso de aplicativos de tradução de idiomas em nossos smartphones até a predição de cenários e oportunidades em grandes empresas, a IA já faz parte da rotina e tende a ganhar ainda mais protagonismo.

Por isso, entender como ela funciona e compreender seus limites éticos e legais é fundamental para entender como fazer o melhor uso possível das suas potencialidades.