Índice
- Os desafios da gestão de riscos nas empresas
- Benefícios do monitoramento contínuo e automatizado
- Automação na prática: como aplicá-la no Onboarding
- Como descomplicar seu Onboarding com o Neoway Seeker
Gerenciar riscos de forma eficiente é a única maneira que as empresas têm de se reinventar e seguir gerando valor. Por outro lado, a combinação entre tecnologia e inteligência de dados é o alicerce de uma política de gestão de riscos e prevenção a fraudes eficiente.
Nesse contexto, o monitoramento contínuo e automatizado pode aumentar significativamente a eficiência operacional na gestão de riscos de diversas maneiras.
No artigo de hoje, você vai entender por que as empresas que têm os melhores resultados na atualidade são as que estão mais abertas para as oportunidades relacionadas às novas tecnologias – inclusive, na gestão de riscos e prevenção de perdas.
Os desafios da gestão de riscos nas empresas
Antigamente, o jogo dos negócios era como uma partida de futebol americano: o tamanho importava mais do que tudo. Depois, mudou para o basquete, onde a velocidade e agilidade fazia mais sentido.
Atualmente, os negócios são mais parecidos com uma partida de xadrez: as prioridades dos stakeholders mudam continuamente, assim como os riscos. E os jogadores que possuem mais informações (dados) são os que estão mais preparados para escolher o melhor movimento possível.
A analogia esportiva do economista e best-seller norte-americano, Adrian J. Slywotzky, cabe como uma luva para o cenário atual. Afinal de contas, é impossível evoluir nos negócios sem assumir riscos.
Por isso, identificar e analisar possíveis ameaças à organização se tornou uma premissa para qualquer empresa que busque evitar perdas financeiras, danos à imagem e implicações legais pela falta de compliance.
Alguns dos desafios de quem trabalha com gestão de riscos são:
Cultura de risco
Criar e manter uma cultura que deixe alinhados todos os funcionários da empresa em relação aos riscos que a empresa enfrenta e que essas pessoas sejam capacitadas para identificá-los, avaliá-los e mitigá-los.
Falta de dados
A gestão de riscos exige tempo e recursos, e os dados são essenciais para entender contextos e possíveis ameaças.
Integração de processos
A gestão de riscos não deve ser um processo isolado. Além de ser integrada com outros processos da organização, ela precisa extrair as melhores informações de dados que podem estar espalhados em fontes e ferramentas diferentes. Isso pode tornar toda a gestão de riscos ineficiente e lenta.
Mudanças constantes
O ambiente de negócios e as regulamentações estão sempre evoluindo. Assim, as organizações precisam manter um monitoramento contínuo de regras, possíveis ameaças, adversidades e riscos envolvidos com cada mercado.
Benefícios do monitoramento contínuo e automatizado
Alguns processos já conhecidos de setores mais regulados, como a due diligence e a checagem no onboarding de colaboradores, clientes, fornecedores e terceiros, estão entre as práticas que devem fazer parte do dia a dia de empresas de vários portes e áreas de atuação. Mais do que isso, são determinantes no resultado das companhias de sucesso.
O monitoramento contínuo e automatizado é uma estratégia essencial para a gestão eficaz de riscos. Ao implementar soluções de monitoramento e de automação que ajudem no processo de avaliação de documentos em processos decisórios, as organizações podem melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e tomar decisões mais certeiras. E as tecnologias, tanto de Data Analytics quanto de automação, são aliadas de primeira hora nesse sentido.
Uma pesquisa global sobre gestão de riscos realizada pela PwC aponta que um grupo formado por 5% das empresas que têm o melhor desempenho em todos os setores da indústria é o que melhor está alinhando a gestão de risco com a estratégia corporativa para alcançar maiores resultados e valor, utilizando tecnologia e dados “desde um compliance regulatório mais robusto e relatórios simplificados, até o aumento da confiança dos clientes e a identificação de novas oportunidades comerciais”.
Essas empresas pioneiras estão muito mais propensas do que outras a aprimorar suas equipes internas e fazer maior uso de inteligência de dados (Analytics), modelos preditivos, ferramentas de cibersegurança e nuvem para gerenciar riscos. Elas também têm maior probabilidade de considerar tecnologias emergentes, como a GenAI, uma oportunidade em vez de um risco.
Automação na prática: como aplicá-la no onboarding
O uso de soluções tecnológicas capazes de automatizar processos e otimizar as tomadas de decisão são um diferencial para as empresas pioneiras no mercado.
O monitoramento contínuo e automatizado de riscos é um paradigma que chegou para ficar e consiste no uso de sistemas, dados relevantes e soluções capazes de detectar ameaças e vulnerabilidades nas operações das companhias.
Alguns dados interessantes da pesquisa global de riscos da PwC:
- 18% das empresas brasileiras estão explorando ou começaram a usar recentemente dados e tecnologia na gestão de riscos vs. 14% na média do mundo todo.
- 23% das organizações no Brasil adotaram procedimentos de dados e tecnologia na gestão de risco, mas eles não estão totalmente otimizados.
- Ainda falta uma integração abrangente entre as ferramentas de dados e as diferentes fontes usadas pelas companhias brasileiras.
Seja no onboarding de novos clientes ou em due diligences para realização de uma fusão e aquisição de empresas, há soluções de gestão de riscos que permitem encurtar o tempo de análises de documentos e tomada de decisão de horas ou até mesmo semanas para questão de poucos milissegundos, como é o caso do Neoway Seeker.
Com mais agilidade, os times ganham poderes para melhorar políticas e processos internos, mitigar perdas de forma mais ágil e eficiente, além de aumentar a segurança e proteger a reputação dos negócios.
Por meio de soluções de automação é possível reduzir custos operacionais e de perdas com possíveis fraudes e outros riscos relacionados às transações com terceiros, contratação de parceiros, admissão de colaboradores, dentre outros.
No mundo corporativo, o processo de onboarding é um exemplo de como a tecnologia está sendo usada para virar o jogo na prevenção de perdas. Alguns dos benefícios da automação desse processo são:
- Redução de custos e perdas com fraudes;
- Melhoria na qualidade dos produtos e na experiência de serviços;
- Aumento da segurança e redução de erros humanos;
- Integração com sistemas e bancos de dados existentes;
- Ganho de escala e eficiência na validação de documentos.
Com a importância cada vez maior da integração de dados e de tecnologias que permitam ganhar mais agilidade e confiabilidade na tomada de decisão, é essencial escolher a solução certa para descomplicar processos e ganhar tempo.
Como descomplicar seu onboarding com o Neoway Seeker
O Neoway Seeker automatiza seu onboarding, além de aumentar a eficiência operacional e segurança das diligências. Por meio de dados especializados e inteligência analítica, é possível acelerar atividades operacionais e tomar decisões mais certeiras.
O que permite ganhar tempo para que as equipes sejam mais estratégicas. A ferramenta utiliza políticas prontas ou customizáveis para mitigar riscos e automatizar processos e descomplicar o onboarding!
Utilizando os melhores dados do mercado para onboarding e análise cadastral em um só lugar há uma série de benefícios:
- Mais eficiência com a tomada de decisão automatizada e menos erros operacionais.
- Diligências em 8.5ms.
- Dados especializados para prevenção de perdas.
- Parâmetros customizáveis para atender às suas políticas de gestão de risco.
- Ganho de tempo operacional do time para pensamento estratégico.
Fale com um de nossos especialistas e saiba como sua empresa pode receber recomendações das melhores oportunidades de negócio.