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Você sabe identificar os clientes com maior potencial em seu mercado?

Empresas que trabalham com uma extensa lista de contatos nem sempre conseguem fechar negócios na proporção que desejam. Em grande parte, isso se deve a forma como o relacionamento com esses potenciais clientes é gerenciado. 

Falta colocar em prática uma comunicação assertiva, criar e distribuir conteúdo corretamente, capacidade para entender as dores do público… em resumo, são muitas as causas possíveis frente ao baixo desempenho observado. 

A boa notícia é que, com um processo estruturado de marketing fica muito mais simples identificar os clientes com o maior potencial em seu mercado. Com as estratégias e ferramentas certas, você pode orientar o seu time para os resultados que deseja. 

Neste artigo, exemplificamos como isso acontece na prática por meio da criação e operacionalização de um fluxo de nutrição de leads. Acompanhe.

Como qualificar os seus leads?

O processo de qualificação de um lead consiste em prepará-lo para que ele se torne um comprador. Em todos os pontos de contato estabelecidos entre ele e sua marca é preciso demonstrar o quão relevante é a solução oferecida para tratar de uma necessidade especifica que ele possa ter.

Neste contexto, a produção de conteúdo é peça chave de qualquer estratégia. Em diferentes canais, como e-mail, redes sociais, blog e anúncios, você deve oferecer, de forma contextualizada e para o segmento de público correto, informações relevantes relacionadas a soluções oferecida por seu negócio. 

Essa estratégia agrega valor à sua marca e torna todo o processo comercial mais fluído. Afinal, o time comercial começará a abordar potenciais clientes já identificados com o seus serviços e produtos. 

3 dicas para otimizar a qualificação de leads

Confira três dicas incríveis para otimizar a qualificação de leads. 

  1. Segmente seu público

Falar com um público muito abrangente pode trazer dificuldades para linguagem empregada em sua comunicação. Afinal, no âmbito de uma mesma base podemos ter personas muito distintas e com graus diferentes de propensão para realizar uma compra. 

Por isso, não podemos falar em qualificação de leads sem tratar de segmentação. É por meio desse trabalho de identificação de subgrupos que você poderá planejar uma estratégia verdadeiramente adequada para cada contexto de interação entre o público e sua marca.

  1. Seja pessoal

Em tempos de interações mantidas prioritariamente em meio digital, as pessoas anseiam por abordagens que falem diretamente com elas. Por isso, ao invés de criar uma comunicação genérica, como é feito por grande parte das empresas, opte por marcas de pessoalidade. 

Ao iniciar uma interação, por exemplo, é muito melhor falar com o Mauro – gestor comercial – do que se limitar a um “Olá” ou “Bom dia”. 

Seguindo essa linha, dê preferência por uma comunicação direta com sua persona. Aborde pontos e temáticas reais, relacionadas ao seu dia a dia, de modo a criar um contexto propício para tratar diretamente das soluções oferecidas por você.

  1. Aprenda com seus resultados

Se sua estratégia ainda não vem gerando resultados, tenha a sabedoria de avaliar as informações já geradas. Até mesmo aquela campanha considerada um fracasso tem muito a lhe ensinar. 

Pensando nisso, reúna de forma estratégica os dados gerados visando a produção de relatórios. Ao avaliar o nível de sucesso das ações já implementadas, você tem melhores condições de identificar quais abordagens são assertivas ou não. 

Leads Management: a solução certa para o seu negócio

Para aumentar o volume de negócios de sua empresa por meio da qualificação de leads, é imprescindível contar com as ferramentas certas. Uma delas, certamente, é o Leads Management da D4Business. 

Com essa solução incrível, os gestores de marketing de seu negócio poderão dar outro tipo de tratamento a sua base de leads. Com recursos de pesquisa avançada, modelagem de dados e automação de processos, seu time comercial passará a receber clientes pronto para fechar negócio. 

Com o Leads Management, você poderá estabelecer um fluxo de nutrição de alta performance, que compreende as seguintes etapas:

Passo 1 – Visualização

Seleção de Leads refletindo a Persona​.

Passo 2 – Conexão

Qualificação dos leads com perfil adequado​.

Passo 3 – Proposição e Negociação​

O comercial foca nas proposta e na negociação​.

Passo 4 – Fechamento

Processo ajustado para aumentar o número de fechamentos com a mesma estrutura comercial.Ficou interessado? Acesse nosso site agora mesmo e solicite o contato de um de nossos analistas. Podemos fazer mais por seu negócio!

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