Índice
- O que é previsibilidade de receita (receita previsível)?
– Previsibilidade de receita x previsão de vendas - Por que é importante ter previsibilidade de receita?
– Sustentabilidade financeira e eficiência operacional - 3 vantagens da previsibilidade de receita
- Como estabelecer a previsibilidade de receita do seu negócio?
- Conheça as soluções de Marketing e Vendas que potencializam a previsibilidade de receita
Fato é que toda empresa focada em resultados acompanha seus investimentos e suas receitas estratégia por estratégia. Por isso, é muito provável que essas companhias utilizem uma metodologia para saber o quanto ganharão em um determinado período, chamada de previsibilidade de receita.
Esse tipo de previsão ajuda os gestores a terem uma visão mais estratégica das vendas e a fazerem ajustes nos investimentos com agilidade quando necessário.
Agora, imagine se uma empresa perde essa visibilidade futura e tem que tomar suas decisões sem uma estimativa de receita que entrará em caixa? Fica muito mais difícil, não é mesmo?
Confira, neste artigo, a importância da previsibilidade de receita para a sustentabilidade financeira dos negócios e de que forma ela contribui para a eficiência operacional.
O que é previsibilidade de receita (receita previsível)?
A previsibilidade de receita, ou receita previsível, nada mais é do que o processo de estimar receita futura, antecipando a quantidade de produtos ou serviços que serão vendidos nos meses seguintes e o lucro que será obtido.
Ao acompanhar essa estimativa de retorno financeiro, seja mensal, semestral ou anual, as empresas podem fazer planos mais realistas de crescimento e expansão.
Além disso, equipes de marketing, vendas, operações e finanças recebem um direcionamento mais claro para suas ações, sabendo os próximos passos que devem ser dados.
Previsibilidade de receita x previsão de vendas
Apesar dos nomes serem parecidos, existem diferenças em termos de foco e impacto estratégico.
A previsão de vendas está voltada para estimar quantidades de produtos ou serviços que uma empresa espera vender em um determinado período.
Isso inclui análise de histórico de vendas, tendências de mercado, comportamento do consumidor e outros dados relevantes para a empresa.
Seu papel é fundamental para orientar produção, estoque e toda a logística de produto até as estratégias de marketing, garantindo que a companhia atenda à demanda do mercado. Essa estratégia também é conhecida como forecast de vendas.
Já a previsibilidade de receita abrange quando, como e quanto entrará de receita para a empresa. Para isso, é necessário levantar prazos de pagamento de clientes, sazonalidade de receitas e renovações de contratos, por exemplo.
O olhar, no caso da previsibilidade de receita, está mais voltado para as ações que garantem a base para a estabilidade financeira, e dá suporte para outras estratégias de crescimento.
Por que é importante ter previsibilidade de receita?
Além de ampliar a visão de futuro em relação aos rendimentos da empresa, a previsibilidade de receita dá um ganho na gestão financeira.
Essa previsão também é importante porque:
- facilita a negociação com fornecedores, credores e investidores, sendo viável negociar prazos de pagamento mais vantajosos e taxas de juros mais baixas;
- contribui para o planejamento do crescimento sustentável da empresa, direcionando a contratação de pessoas e a ampliação de estrutura;
- permite a análise sobre a necessidade de quando procurar uma linha de crédito, por exemplo, para apoiar o desenvolvimento da empresa;
- possibilita ampliar a capacidade de focar em oportunidades de alta receita e lucratividade;
- auxilia na antecipação de crises e definição de soluções para esse período;
- apoia a criação de um ambiente favorável para a inovação, contribuindo para a elaboração de novos produtos;
- melhora a tomada de decisões em curto, médio e longo prazo, favorecendo investimentos certos e com mais segurança.
Sustentabilidade financeira e eficiência operacional
Ao aproveitar esses benefícios da receita previsível, uma empresa ganha mais suporte para alcançar a sustentabilidade financeira e atua com mais eficiência operacional.
A otimização de processos permite ajustar e/ou diminuir custos variáveis e fixos, o que contribui para tornar as receitas mais previsíveis e, assim, promover a estabilidade financeira.
A receita previsível também contribui para a redução de riscos, já que permite mapear diferentes cenários com antecedência, ajudando a planejar estratégias mais adequadas para gerar menor impacto negativo às finanças da empresa. Consequentemente, há um aumento na eficiência operacional.
Quando se aumenta a eficiência operacional, há um ganho também em qualidade. Por exemplo, uma montadora de veículos com alto padrão de qualidade pode diminuir o risco de produzir peças com defeito quando tem uma constância de eficiência em seus processos operacionais.
Produtos e serviços de alta qualidade garantem taxas de retenção de clientes maiores e atraem novos clientes, contribuindo também para a sustentabilidade financeira.
A eficiência operacional ainda promove o aumento da produtividade, já que é possível ter maior produção com os mesmos recursos e ainda elevar a receita.
3 vantagens da previsibilidade de receita
É por meio da análise dessa estimativa de receita futura que é possível entender o potencial financeiro, permitindo a tomada de decisões informada para os próximos passos da sua empresa.
Por isso, entre as vantagens da previsibilidade de receita estão:
- Identificar oportunidades de market share: ao observar tendências e padrões nas receitas, você pode identificar oportunidades de negócio, desde compreender melhor o segmento de clientes em crescimento até avaliar a expansão do market share da sua empresa para atendê-los.
- Verificar a tração de produto ao longo do tempo: quando se analisa padrões de receita ao longo de um período, é possível validar se um produto tem uma boa aceitação pelos clientes ou se é preciso fazer alguma ação para tracioná-lo.
- Planejar orçamento com mais eficiência: saber onde alocar investimentos é crucial para todo negócio que quer prosperar. A previsibilidade de receita contribui para a eficiência do planejamento orçamentário ao estimar os recursos financeiros disponíveis com precisão, evitando gastos desnecessários.
Como estabelecer a previsibilidade de receita do seu negócio?
Mais do que analisar ganhos, gastos e investimentos da sua empresa, você precisa colocar algumas ações em prática que te ajudarão a aplicar a previsibilidade de receita.
1 – Compreenda o conceito
O primeiro passo para implementar a previsão de receita na sua empresa de forma eficiente é entender o conceito com profundidade, o que irá embasar todos os passos dessa estratégia.
2 – Use dados em suas estratégias comerciais
Acompanhar métricas como precificação, histórico de vendas e fluxo de caixa é um dos pontos iniciais para orientar estratégias comerciais e gerar insumo para a previsão de receitas futuras.
3 – Avalie o potencial de mercado
Analisar o comportamento de clientes potenciais e concorrentes facilita na identificação de tendências de compras e no volume financeiro movimentado em um segmento, informações que contribuem para a previsão de receita.
4 – Faça prospecção de clientes
Para uma previsão de receita bem-sucedida, é fundamental desenvolver estratégias de prospecção de clientes com acompanhamento de toda a jornada do cliente.
No caso de empresas B2B, é preciso contar com uma ferramenta de prospecção B2B com foco em geração de demanda para atrair leads qualificados, aplicar ações de nutrição ao longo do funil de vendas e aprimorar as técnicas de fechamento de vendas. Ao acompanhar essa jornada e analisar o histórico de conversões, é possível fazer uma estimativa de receita futura.
5 – Invista em tecnologia e capacitação
Ao investir em uma plataforma de tecnologia de dados, você ganha agilidade e informações precisas para desenvolver ações de receita previsível.
Junto à tecnologia, é necessário também investir em capacitação para os times estarem cada vez mais preparados para usarem as ferramentas e analisarem os dados, contribuindo efetivamente com as estratégias de previsão de receita.
Conheça as soluções de Marketing e Vendas que potencializam a previsibilidade de receita
Você pode contar com as soluções de Marketing e Vendas da Neoway para sua empresa desenvolver estratégias de previsibilidade de receita, vendendo melhor e com eficiência operacional.
Com essas soluções, você desenvolve sua estratégia comercial com base em dados confiáveis do mercado, fomenta a geração de demanda B2B e tem o suporte para implementar ações de previsão de receita em sua empresa.
A partir de tecnologias de Big Data Analytics e Machine Learning, as soluções Neoway ajudam a reduzir tempo na hora de encontrar o cliente ideal e a otimizar processos relativos ao recebimento, importação e análise dos leads no pipeline de vendas.
A confiabilidade dos nossos dados e indicadores promovem segurança na tomada de decisões. Isso contribui para a criação de estratégias sólidas baseadas em informações e impulsionam o alcance das metas de negócio.
Agora que você já sabe por que a previsibilidade de receita é o alicerce para o sucesso empresarial, fale com um de nossos especialistas e saiba como as nossas soluções podem ajudar a sua empresa a estruturar esse processo para potencializar suas estratégias de vendas.